Sling ou Canguru




Sabemos que há toda uma preocupação quando se trata em escolher o melhor produto para nossos filhos. Com isso, tenho recebido muitas perguntas sobre qual a vantagem do sling sobre o canguru, uma vez que o canguru se encontra em muitas lojas de várias marcas e modelos e o sling costuma ser um estilo de vida, comumente associado a pessoas com estilo alternativo ou naturista (!?).
Pois bem, não vou me pronunciar por hora, vou colocar dois textos que mostram profissionais da área de saúde falando sobre a postura dos bebês nos carregadores.

[...] Se observarmos um bebê em uma destas mochilas (cangurus), podemos constatar que a postura da cadeira (onde o bebeê senta) não é correta.Habitualmente observamos que as pernas do bebê ficam penduradas em relação ao resto do corpo, e não dobradas no estilo “rã” (postura que favorece o desenvolvimento das articulações dos quadris). Com as perninhas penduradas, o peso do bebê é fica apoiado diretamente na zona genital ao invés do seu bumbum, e sua coluna adquire uma postura não-fisiológica. A postura de “rã” consiste em levar o bebê no colo com as pernas abertas em cerca de 45° em relação ao eixo corporal (abertura total entre as pernas de 90°), e o quadril flexionado de maneira que os joelhos fiquem à uma altura ligeiramente superior ao bumbum. Isso permite que a cabeça do fêmur fique perfeitamente encaixada dentro da articulação do quadril e é a posição fisiologicamente correta, é uma postura ótima, e previne problemas posteriores desta articulação. Esta técnica de encaixamento ajuda a resolver casos de displasia de quadril leves.[...]Existem também slings “de nova geração” que podemos encontrar facilmente no mercado, nos quais se pode colocar o bebê em posição sentado, como os slings de argolas (ring slings) ou o pouch sling. Nestes slings consegue-se uma posição correta para o bebê, porém se o ajuste não for correto o bebê pode ficar muito baixo, podendo causar incômodo e dores para quem carrega.Além disso, nas fotografias promocionais destas mochilas mais comerciais sempre aparecem os bebês olhando para a frente. Esta postura é totalmente contra-indicada. Esta posição obriga o bebê a curvar a coluna na posição contrária à fisiológica, ficando mais ereta, e o deixa exposto à uma infinidade de estímulos diretos, sem possibilidade de proteção, uma vez que não pode se virar.[...]A únicas vantagem que encontramos neste tipo de carregadores mais convencioais é a facilidade de encontrar em qualquer loja de puericultura. As lojas especializadas em produtos para bebês têm buscado responder a uma demanda do mercado, mas em nossa opinião, sem observar muito os aspectos mais importantes (ergonomia para o bebê e quem o carrega).[...] Pediatria em Foco
Se levarmos em conta a seguinte imagem que ilustra o desenvolvimento da coluna vertebral de um bebê e a próxima, que ilustra o posicionamento correto das pernas do bebê no carregador, podemos perceber que os cangurus convencionais são extremamente nocivos ao desenvolvimento dos nossos pequenos.

*Em que posição você preferiria passar uma hora?
*Coxa NÃO suportada até a liga dos joelhos. A força causada na junta do quadril pode contribuir para displasia no quadril.
* Coxa está suportada até a liga dos joelhos causando força mínima  nas juntas do quadril pois as pernas estão abertas, apoiadas e oquadril está em uma posição mais estável.
Dito tudo isto, minha colaboração pessoal à discussão é a seguinte: Usei por três vezes um canguru convencional com o Matheus, há 11 anos atrás, Eu tive dor de coluna e ombros doloridos pois as faixas eram finas e incômodas. Ele parecia espremido naquela jeringonça, pendurado, com as pernas batendo nas minhas, coxas amassadas, virilha marcada. Joguei fora, pra nunca mais!!
Com a Alice, o sling é suave, gostoso de usar, ela dorme tranquila e até mama, debaixo de sol forte ou chuva pois uso uma sombrinha para protegê-la. As pernas ficam tão bem posicionadas e ela gosta tanto que, mesmo quando está no colo sem sling, ela já levanta as perninhas na posição de sapinho e se encaixa. É uma delícia, não sobrecarrega os ombros nem a coluna. É como se não tivesse com ela no colo (pelo peso), com a vantagem de estar com ela grudadinha e confortável.
Minha conclusão: Prefira um sling ou um canguru ergonômico (que mantenha a coluna e pernas na posição de sapinho)!!!!
Sling ou Canguru Sling ou Canguru Reviewed by Thaynara Lourenço on quarta-feira, janeiro 06, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.